sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sentimentos reprimidos causam doenças




O seu relacionamento vai mal, o seu chefe faz a maior pressão e aquele problema que você tenta resolver a meses lhe tiram o sono? Que tal desabafar?

Muita gente fica remoendo a mágoa e prefere reprimir, guardar a dor por medo de expor os seus sentimentos ou por não conseguir colocar para fora toda a angústia que está ali martelando sem parar e acaba não percebendo que acumular mágoas e sofrimentos faz mal para a saúde e para o coração. 

"Nosso organismo não foi feito para guardar mágoas e sentimentos ruins. Tanto o corpo quanto a mente vão pesando na medida em que eles se acumulam e uma hora as emoções como uma panela de pressão transborda na tentativa de aliviar o sofrimento. É um processo natural", "O grande problema é que na hora da explosão, a pessoa se sente tão sufocada que sai atirando para todos os lados magoando as pessoas que estão ao seu redor sem perceber. É preciso tempo e paciência para aprender a lidar com os sentimentos sem ferir as pessoas e nem a si mesmo". Estocar mágoas e sofrimentos faz mal para a saúde e para o coração. Muita gente costuma guardar a mágoa e os sentimentos ruins por não conseguir extravasar, daí vem à tristeza e a angústia. Quando o corpo reage com sintomas de alguma doença é porque a pessoa extrapolou seu limite emocional e o organismo responde tentando eliminar a dor, através de doenças emocionais, como por exemplo as doenças psicossomáticas. 

Aqui vai um conselho pra você que deseja viver o melhor dessa vida e ser feliz, procure uma pessoa de confiança pra desabafar e se possível procure um Psicanalista.

DOENÇA EMOCIONAL MATA!

Quando se fala em saúde, instantaneamente pensamos em doenças do corpo físico. 


Até hoje, a grande maioria dos profissionais e serviços de saúde lida basicamente com o corpo físico, embora não se possa mais ignorar a existência da saúde emocional que também carece de cuidados especializados. Você não acha?

Quem não sentiu uma dor profunda sem ter motivo que justificasse isso? Uma tristeza intensa? Uma euforia inesperada? Ou mesmo aquela palpitação que acabou numa emergência hospitalar e foi diagnosticada como estresse? Pois é, esses são sintomas de doenças emocionais. E claro que sentir isso uma vez ou outra não significa que você esteja doente, apenas confirmam que você é humano. Mas, quando esses sintomas permanecem, é bom procurar um especialista para se certificar da existência ou não de uma doença emocional.


Infelizmente, nós ainda tendemos a ver esses sintomas como fraqueza de espírito, falta de força de vontade, falta de fé, olhado, espíritos maus etc. Isso mostra a falta de orientação da sociedade sobre esse tipo de doença e prejudica ainda mais a pessoa que vive a sua crise.

E o que é pior: A DOENÇA EMOCIONAL MATA! Algumas vezes elas se instalam no corpo e transformam-se nas doenças chamadas psicossomáticas. Outras vezes elas levam ao suicídio, como por exemplo, em algumas depressões ou transtornos não tratados. Outras vezes ainda, elas paralisam a pessoa, diminuindo assombrosamente seus hábitos de vida. E todos os casos levam logo a uma desordem na família.


Então, antes que isso aconteça, procure ajuda! Procure um especialista! Vá ou leve a pessoa que precisa!

VIVA O MELHOR DESSA VIDA COM SAÚDE EMOCIONAL




A Saúde emocional é equilibrar suas emoções; é começar o dia com a auto estima lá em cima, de bom humor, com amor, alegria e serenidade.


Ao iniciar o seu dia, você pode escolher: começar e passar o dia bem, ou mal. Se você escolheu passar o seu dia de bem com a vida, saiba controlar os seus sentimentos como: alegria e tristeza, coragem e medo, amor e ódio, serenidade e raiva.

Quero que você observe que não dá pra falar sobre saúde emocional, sem tomarmos conhecimento das doenças emocionais, porque elas estão por ai, muitas vezes dentro de cada um de nós, tentando nos dominar e até nos matar.


O que causa a doença emocional?  

São muitos os fatores. Você nem percebe o que causa a doença, porque em geral são inconscientes. Vem da história de cada um, desde a infância até os dias de hoje e esses sentimentos estão armazenadas em nossa mente, bem lá no fundo da nossa "psique", isto é, da nossa alma. Como a nossa vida é cheia de acontecimentos, bons e ruins. 


Trazemos muitos traumas que foram guardados no nosso inconsciente e achamos que foram esquecidos, mas eles nunca são apagados de nossa mente. Estão lá, como impressões digitais, agindo em nosso caráter e definindo a nossa personalidade, é isso que pode causar muitas doenças em nossa vida. 


Podemos e vamos viver o melhor dessa vida, como nos mostra Freud todas as pessoas que passaram pelas fazes de desenvolvimento psicossexual (de 0 a 7 anos) sem nenhum trauma ou sofrimento são pessoas completamente ajustadas emocionalmente, porém, se você sente que tem algum problema emocional, nada melhor que procurar uma ajudinha profissional pra avaliar e até tratar. 


VOCÊ PODE E DEVE VIVER O MELHOR DESSA VIDA! COM SAÚDE EMOCIONAL!